Como funciona o cardio em jejum


Muito se fala do exercício aeróbico em jejum, cardio em jejum ou simplesmente AEJ, e pesquisadores descobrem que ele queima 20% mais gordura do que se efetuado após alguma refeição.
“A gordura queima na fogueira dos carboidratos”
Esta é a famosa frase que esteve entre os educadores físicos, treinadores e bodybuilders de plantão até algum tempo atrás. Acontece que pesquisas atuais desfazem o mito de que fazer aeróbicos em jejum (ou seja, sem carboidratos) prejudica o apetite e faz as pessoas comerem mais ao longo do dia.
As pesquisas da Northumbria University, em Newcastle, comprovaram que não há aumento de apetite nestes casos e além disso, há o aumento da perda de gordura em 20%, comparando aos voluntários que comeram antes do exercício, pois o corpo precisaria queimar este consumo de comida antes de queimar gorduras.
De manhã e sem comer
E com a experiência de mais de 20 anos de treinamento de atletas, o professor Waldemar Guimarães expõe em seu site, “vale ressaltar que não é apenas a prática que corrobora a maior oxidação de gorduras, mas sim o horário em que é realizada. O pesquisador Torbjorn Akerfeldt aponta ser possível solicitar três vezes mais gordura se exercitando pela manhã em jejum”.
Nesta situação o organismo não tem muito glicogênio estocado para ser solicitado como fonte de energia, ou seja, tem que ir direto aos depósito de gordura como fornecimento de energia para que se possa completar a atividade.
Os especialistas também recomendam aos que querem iniciar essa prática que procurem orientação profissional para avaliar suas aptidões físicas e alertam também sobre o tempo que dura essa atividade cardiorrespiratória: no máximo 30 minutos, após esse períodos seu corpo começa a perder massa magra (músculos).
As atividades podem variar de caminhada moderada a rápida, corrida, bike, jump, dança, artes marciais, contanto que não passe dos 30 minutos. Para quem quer iniciar essa prática, vá de caminhada e ao longo das semanas vá aumentando a intensidade do exercício e a frequência deve ser de pelo menos 3 vezes por semana para que seu corpo possa reagir e mostrar resultados.
Na dúvida, procure sempre um médico ou educador físico.
Suplementação
Uma dica para quem quer iniciar a atividade física em jejum é suplementar com pelo menos BCAA e vitamina C antes do treino e após o treino BCAA e Whey protein isolado, para que haja reposição proteica, sem perdas de massa magra, assim como recuperação e auxílio na definição muscular. Há outros suplementos que muitos atletas consomem, mas o ideal é consultar um nutricionista esportivo e avaliar todo o seu histórico, objetivos e dieta.
Dieta
É fundamental se alimentar após o cardio em jejum, caso contrário haverá baixa do metabolismo, indisposição e ao invés de favorecer a perda de gordura, vai acabar afetando sua massa magra. Portanto, após exercício, suplementar e em seguida café da manhã reforçado com proteínas magras – frango, ovos , peito de peru, queijos magros – assim como de carboidratos, se sua dieta permitir – pães integrais, arroz integral, batata doce, frutas.

0 comentários: