O segredo para queimar mais gordura - Treino intervalado de alta intensidade (HIIT)


Treino intervalado de alta intensidade (HIIT) – O segredo para queimar mais gordura


O importante no esporte não é apenas a resistência, mas sobretudo a construção de massa muscular. O treino intervalado de alta intensidade, também chamado HIIT (High Intensity Interval Training) garante, tal como o nome indica, uma atividade física muito intensa.

Há não muito tempo atrás, as referências indicavam que o ideal no esporte seria ter uma pressão arterial reduzida. Afim de perder o máximo de gordura, o ritmo cardíaco deveria estar entre os 60 e 70% de sua frequência máxima. Porém, pesquisas recentes provam que esses dados já estão ultrapassados. Portanto, o treino intervalado de alta intensidade é um método para perder gordura e construir massa muscular, mesmo com uma frequência cardíaca elevada.

Hoje, os pesquisadores esportivos afirmam que o importante é o total de calorias queimadas e não a frequência cardíaca. No treino intervalado de alta intensidade, seu metabolismo é colocado em um ritmo acelerado e a massa muscular é construída gradualmente.


O que é trabalhado no HIIT?
Geralmente, se pode dizer que nesse tipo de treino são alternados os intervalos curtos de elevado esforço com períodos curtos de recuperação. Devido ao elevado esforço, o organismo vai necessitar de gastar mais energia na recuperação muscular.

Ao contrário do cardio normal (exercícios aeróbicos) os intervalos nos treinos HIIT são mais curtos. Porém, pode ser comprovado que a queima de gordura e o aumento da resistência é melhorado. A duração dos blocos de exercícios é de cerca de 1 — 2 minutos  para principiantes e podem ir até vários minutos para os mais avançados.

Devido à elevada intensidade e os curtos períodos de recuperação, o corpo nunca consegue recuperar totalmente, de modo que é criado um estímulo permanente de treino. O treino intervalado de alta intensidade é especialmente adequado para os atletas que já estão ativos há algum tempo, tendo já alguma massa muscular e não sofrem de problemas de pressão arterial ou asma.



Quais esportes são adequados para o treino intervalado de alta intensidade?
A massa muscular é construída em praticamente todos os tipos de treinamento e o HIIT garante resultados evidentes. A massa muscular é a base para poder treinar intensivamente e fortalecer o coração e melhorar a circulação.


O clássico: a esteira ou corrida. Aqui não não vai correr uniformemente, mas sim correr em alta velocidade. Mesmo na elíptica pode treinar rapidamente aumentando o grau de dificuldade, em seguida, pode dar um pequeno descanso ao corpo.

Quanto ao spinning esta é uma boa opção porque está orientada para um treino pesado e rápido. Pode encontrar várias aulas de spinning nas academias. Aqui você treina em alta intensidade, sob orientação de um profissional da área. Também pode fazer esse treino intensivo com uma bicicleta normal na rua.


Suplementos no treino intervalado de alta intensidade?
Para que o corpo consiga lidar com a intensidade e a massa muscular aumente, deve apostar em uma alimentação proteica e em shakes de proteína para reforçar o efeito positivo em seu treino e sua saúde.

Shakes de proteína são consumidos após o exercício e podem, ocasionalmente, substituir uma refeição. Esses suplementos estão disponíveis em diversos sabores, desde baunilha, morango até mesmo chocolate.

O pó é misturado com água ou leite e representa uma autêntica refeição para sua massa muscular porque os aminoácidos da proteína em pó fornecem os músculos com alimentos necessários para crescerem.


Mesmo durante o treino intervalado de alta intensidade deve ter em atenção a hidratação adequada. Cerca de 2 litros por dia são aconselhados. Em clima quente, pode até ser mais.

Uma dieta saudável constituída por carne, frutas e legumes, muita proteína e carboidratos moderados garante que o treino seja eficaz e você consiga seus objetivos.

0 comentários: